É fato que adquirir um imóvel junto à imobiliária é o sonho de boa parte dos brasileiros. No entanto, há algum tempo notou-se uma mudança de mentalidade, principalmente por parte dos jovens, que começaram a questionar se vale mais a pena comprar ou alugar uma casa ou apartamento. Devemos deixar claro que para descobrir a resposta, é necessário considerar uma série de fatores individuais, pois cada pessoa tem necessidades e perfis diferentes, não havendo uma resposta certa. Mas, para te ajudar nesse processo, preparamos o post de hoje para falar quais são os critérios que você precisa avaliar. Vamos lá?
Vantagens de comprar um imóvel
Ser proprietário de um imóvel promove muito mais liberdade na hora de reformar e decorar os ambientes utilizando sua criatividade e recursos financeiros. Além disso, uma das grandes vantagens é a tranquilidade de morar em um lugar que realmente é seu, assim como poder desfrutar da valorização ao longo dos anos.
Vale lembrar ainda que existem muitas formas de adquirir imóveis, como comprar em leilões ou junto da imobiliária, que oferece um serviço personalizado, a fim de encontrar o melhor imóvel para você e sua família. Também não podemos deixar de ressaltar que o pagamento é direcionado para a construção de seu próprio patrimônio, sendo ideal para quem preza por segurança e maior estabilidade.
Vantagens de alugar um imóvel
Já quando falamos em aluguel, o processo de locação é mais simples e rápido do que comprar uma casa ou apartamento em Recife, sendo que a praticidade de contratação é uma das grandes vantagens. Além disso, o imóvel alugado oferece maior flexibilidade, sendo ideal para quem pensa em mudar de carreira no futuro, por exemplo. Afinal, quem tem parcelas mensais de financiamento para pagar precisa tomar mais cuidado.
Vale lembrar ainda que, dependendo do caso, o consumidor paga um aluguel com valor inferior ao que gastaria nas parcelas e, com a diferença, pode aplicar o dinheiro para gerar uma rentabilidade. No futuro, esse montante pode ser usado para adquirir um imóvel isento de juros, mais confortável e adequado às necessidades.
O que considerar antes de tomar a decisão?
A decisão de comprar ou alugar um imóvel deve ser tomada com base em diversos fatores individuais. Confira abaixo quais são eles:
1. Avalie sua situação financeira
O primeiro passo é analisar sua situação financeira, pois comprar uma casa é um grande compromisso. Além de estar preparado, o credor (em caso de financiamento) também precisa concordar com isso, sendo necessário atender a alguns critérios, como ter cerca de 20% do valor total para dar entrada. Além disso, você deve pensar se é mais importante colocar menos dinheiro agora e entrar em uma casa mais rápido ou gastar tempo economizando um adiantamento, que irá permitir economizar no longo prazo.
2. Custo de cada um
Se você tem a capacidade de comprar uma casa, isso é algo excelente. Mas, é importante analisar do ponto de vista matemático, além das razões emocionais. Para isso, avalie o custo de aluguel em comparação com a compra no mesmo bairro. Isso porque, em algumas regiões, alugar é um melhor investimento quando comparado com comprar, mas o número muda se você decidir morar por muitos anos. Além disso, se quiser saber do ponto de vista somente financeiro, existem calculadores disponíveis na internet.
3. Estilo de vida
Também é importante considerar seu estilo de vida. Afinal, se você gosta de mudar de cidade com certa frequência, comprar uma casa não será uma ideia tão interessante. Mas, para quem já tem uma vida mais consolidada e estável, com família e emprego tradicional, adquirir um imóvel será uma ótima oportunidade. Afinal, além de construir patrimônio, você tem maior segurança.
4. Possíveis riscos
Por fim, mas não menos importante, você também deve conhecer sua tolerância ao risco. Afinal, como locatário, há sempre uma chance de que o locador rescinda o contrato, sendo necessário buscar outro lugar para morar. Se esse tipo de situação não for confortável para você e puder pagar o financiamento com tranquilidade, adquirir a casa própria pode ser a opção mais indicada. Portanto, faça um trabalho de autoconhecimento para entender qual é seu perfil.
Alugar ou comprar imóvel: qual é a melhor opção?
Como falamos no começo do post, não há uma resposta certa, visto que a decisão é baseada em seu perfil e diversas outras características pessoais. Sendo assim, é primordial entender quais são seus objetivos, pois ainda que a casa própria ofereça sensação de segurança, ela também exige um investimento financeiro que nem sempre é a melhor escolha no longo prazo. Para quem valoriza a flexibilidade, pouca manutenção e a possibilidade de gastar o dinheiro com outras coisas, o aluguel é o mais indicado. Contudo, lembre-se sempre de fazer os cálculos e considerar todo seu estilo de vida e, para isso, o ideal é contar com a ajuda de especialistas.
NewVille. Imobiliária em Recife.