Quando vivemos em uma região escassa de recursos hídricos, devemos pensar nas melhores alternativas como grelha para ralo para fazer o aproveitamento de água. Na verdade, economizar e reaproveitar água deveria ser uma das atitudes mais comuns nos projetos de imóveis e até mesmo reformas.
Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes de como fazer o aproveitamento das águas de chuva no seu quintal com jardim. Assim será possível reutilizar até mesmo para lavar as calçadas, regar plantas e muito mais
É possível fazer o aproveitamento da água de chuva em um quintal com jardim?
Sim, e é uma das coisas mais comuns, muitas pessoas fazem a captação das águas de chuva em sua casa ou até mesmo na empresa quando possuem alguma área como jardim ou quintal. Até porque não é recomendado o consumo, mas a captação pode ter outras destinações.
Sendo assim, captar a água da chuva é uma ideia que pode ser prevista desde o momento do planejamento da construção do imóvel. Mas fique tranquilo, caso a sua residência não tenha alternativas prontas para uso, é possível fazer algumas adaptações e contribuir para melhor uso dos recursos naturais.
Portanto, a seguir separamos algumas dicas de como você pode captar água da chuva no seu quintal ou jardim de forma simples e sem fazer sujeira.
Aproveitamento de água da chuva com sistema de ralo linear com tela
Se você tem uma área como um quintal ou até mesmo um jardim, durante a chuva é importante estudar o escoamento da água e a sua direção. Nesse sentido, é possível aproveitar para captar todo esse volume através de um ralo linear.
Esse modelo de ralo conta com uma grande área de captação que aumenta a vazão por meio de uma calha. Com isso, é possível prever que a calha seja ligada a uma caixa receptora como um tanque reserva.
Além disso, é possível unir mais de uma ou duas peças caso a área seja grande e tenha mais de uma queda de água. Sendo assim, alguns modelos contam com a grelha para ralo que impede a passagem de sujeiras como pedras, galhos e lixo.
Lajes com calha
As lajes podem ser ligadas diretamente ligadas a calhas em suas quedas de água e entrar no sistema de captação do jardim. Com isso, a água faz o mesmo percurso do sistema, mas agora com um maior aproveitamento e captação.
Esse sistema também pode ser unido à encanação que leva para a reserva para o aproveitamento com demais atividades do lar que não incluam o consumo dessa água.
Baldes
Se você não tem condições de montar um sistema como esse e sua casa já tem calhas, aprenda a captar com os baldes. Muitas pessoas fazem o uso de baldes na queda da calha para receber a água que cai e destinar para o uso que deseja.
Dependendo da vazão e tamanho do balde assim como da intensidade da chuva, é possível coletar muita água e aproveitar em muitas atividades que não incluam o consumo. Realizar a troca do balde quando encher é uma ótima alternativa para usufruir ainda mais da chuva e economizar na conta.
Como aproveitar a água coletada da chuva?
Em hipótese nenhuma devemos consumir a água captada da chuva, isso pois ela pode carregar diversos tipos de bactérias e doenças no seu percurso de escoamento até o reservatório. Sendo assim, podemos dar outras destinações que podem deixar o bolso ainda mais cheio no fim do mês em relação ao consumo.
A seguir, entenda como reaproveitar essa água em algumas atividades cotidianas:
Piscinas
Muitas pessoas já costumam prever o abastecimento da piscina com o aproveitamento das águas de chuva no projeto da casa. Com isso, podemos perceber o uso de um ralo linear na laje e até mesmo no piso é uma boa opção, basta que a calha seja direcionada para um sistema de captação que leva até a piscina.
Irrigação das plantas do jardim
Como o solo tem o seu próprio sistema de filtragem de água, você pode destinar esse aproveitamento para regar a suas plantas sem nenhum problema.
Outras formas de aproveitamento
Além dessas oportunidades, podemos citar outras formas de aproveitar como:
- Na descarga de vasos sanitários;
- Lavagem de calçadas, carros e motos;
- Sistema de resfriamento de máquinas de indústrias;
- Mictórios;
Conclusão
As águas da chuva é um recurso de imenso valor que pode ser reaproveitado constantemente para o uso cotidiano. Além de ser uma maneira de se beneficiar, é uma forma de cuidar do meio ambiente sem desperdiçar a água potável em determinadas atividades que não exigem água tratada.
Portanto, se você quer construir ou reformar, não deixe de considerar um sistema de aproveitamento para o seu imóvel e fique por dentro de muitas vantagens como essas. E o melhor de tudo é que você economiza.
NewVille. Imobiliária em Recife.