Por mais que encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária seja muito animador, é importante ter em mente que a manutenção no dia a dia é ainda mais importante. Afinal, por meio dela é possível melhorar a durabilidade dos aparelhos, móveis e objetos decorativos, além de manter sua beleza e funcionalidade. Nesse sentido, a TV é um eletrodoméstico que acumula poeira e gordura com muita facilidade, sendo necessário saber qual a forma adequada de realizar sua higienização.
Afinal, não é qualquer produto que pode ser utilizado na limpeza das telas, principalmente quando falamos em modelos mais atuais. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar como limpar a sua TV de forma segura e eficiente.
1. Não faça receitas caseiras da internet
Existem diversas dicas de limpeza na internet, com opções caseiras e econômicas. No entanto, por mais que sejam soluções atrativas e fáceis, também podem colocar em risco o funcionamento de seu equipamento. Isso porque, as telas de TV são extremamente delicadas, principalmente as mais atuais com os diversos modelos disponíveis que podem reagir de formas diferentes para cada produto ou mistura.
Sendo assim, é importante deixar de lado fórmulas mágicas da internet. Afinal, elas podem manchar as telas, que danificam com facilidade. Inclusive, atualmente elas são um dos poucos itens que, para a limpeza correta e segura, deve-se adquirir produtos específicos.
2. Pesquise sobre os produtos mais indicados
Relacionado com o tópico anterior, é importante adquirir produtos específicos para a limpeza correta da tela de sua TV. Nesse sentido, consulte sempre as recomendações dos fabricantes, assim como as especificações de cada televisor em sua casa ou apartamento, caso tenha mais de um.
Geralmente, produtos com álcool isopropílico na composição são os mais indicados para produtos eletrônicos e telas. O mais importante é que o item realmente seja destinado para esse fim, como uma limpa telas adquirido em lojas especializadas.
Além disso, fuja de produtos com grande concentração e carnaúba, visto que a cera pode acabar resultado no aspecto engordurado após a limpeza.
3. Utilize o pano certo
Devemos ressaltar que por serem sensíveis e riscar com facilidade, as telas precisam receber o produto em um pano adequado para que limpe sem danificar. Sendo assim, o material mais indicado é um pano de microfibra ou 100% algodão, visto que são macios e não soltam fiapos.
Além disso, as flanelas de microfibra devem estar sempre novas e limpas, pois caso contrário podem deixar resquício de outros produtos e sujeiras na tela da TV. Da mesma forma, evite tecidos felpudos e que já foram utilizados. Isso porque, caso encontre um resíduo ou poeira mais resistente, a tela pode acabar sendo riscada pelo pano.
Também devemos lembrar que o produto não deve ser aplicado diretamente sobre o televisor, mas sim sobre o pano. Inclusive, é recomendado ter duas flanelas exclusivas para a limpeza da tela: uma para aplicar o produto e outra para ajudar a espalhar e secar.
4. Espere a TV esfriar
Um ponto importante, mas que muitos não sabem, é que a TV nunca deve ser limpa após o seu uso. Sendo assim, a higienização deve ser feita quando ela já estiver fria, pois caso contrário, pode danificar os LEDs internos e causar manchas no televisor. Além disso, a indicação é retirar o produto da tomada e esperar alguns minutos antes de iniciar a limpeza.
5. Limpe as outras partes
Mais do que limpar a tela, o corpo da TV também precisa ser higienizado. Com isso, você evita que resquícios de poeira ou sujeira voltem para a tela. Nesse sentido, utilize um pincel de cerdas macias para limpar os cantos da tela, sempre realizando movimentos delicados ou até mesmo com as próprias flanelas de microfibra.
Em relação ao produto, o mesmo limpa telas pode ser aplicado no corpo do televisor. Afinal, o álcool isopropílico é o mais indicado para limpar eletrônicos no geral, como já falamos. Mas, lembre-se de não usar o mesmo pano que limpou a tela nas outras partes da TV.
6. Consulte o manual do fabricante
Por fim, mas não menos importante, é primordial consultar o manual do fabricante antes de começar a limpar a tela de sua TV. Isso porque, você pode estar acostumado com um televisor antigo e acabar realizando algum procedimento inadequado no modelo mais recente. Além disso, o manual pode conter alguma dica valiosa para garantir uma limpeza ainda mais facilitada, agilizando e otimizando a higienização de sua TV.
Então, agora que você sabe como limpar sua TV da maneira correta, é hora de colocar em prática nossas dicas. Lembre-se de conferir o manual do fabricante, assim como utilizar produtos e materiais próprios para a limpeza do aparelho. Muitas pessoas procuram receitas na internet, fazendo misturas de produtos caseiros e acabam até mesmo danificando o aparelho, principalmente ao utilizá-los a longo prazo.
NewVille. Imobiliária em Recife.