O MEI (Microempreendedor Individual) vem ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional, principalmente com a pandemia do COVID-19. Afinal, muitas pessoas que foram demitidas decidiram empreender e estão nessa jornada até os dias de hoje. Inclusive, muitos estão melhores empreendendo do que nos empregos antigos. Como consequência, boa parte dos MEIs quer financiar um imóvel e realizar o sonho da casa própria, adquirindo uma casa ou apartamento com a imobiliária em Recife por exemplo.
No entanto, é comum surgir algumas dúvidas sobre o assunto, principalmente se o MEI realmente pode solicitar o financiamento. A boa notícia é que sim, ele pode fazer o pedido à instituição financeira, desde que comprove sua renda. Portanto, se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim.
MEI pode solicitar financiamento?
Como falamos, quem é MEI por financiar imóvel seguindo os mesmos passos de pessoas físicas. O que irá mudar é que prestadores de serviços freelancers passaram a ser compreendidos, devido à categoria de microempreendedor individual, como pessoas jurídicas.
Quando regularizado, o financiamento para MEI é um dos benefícios para os microempreendedores, que podem comprovar seus rendimentos. Além disso, essas pessoas também podem utilizar serviços do mercado financeiro, como linhas de crédito para empreendedores, conta-corrente e, principalmente, financiamentos para pessoas físicas.
Portanto, conseguir o financiamento imobiliário é uma grande facilidade para microempreendedores, sendo que essa é uma oportunidade excelente para diferentes tipos de negócios. Inclusive, de acordo com os dados do Sebrae, no Brasil 56,7% das empresas do país são formadas por MEI.
Nos últimos anos, foram mais de um milhão de empresas abertas em nosso país, das quais 80% foram registradas como MEI, segundo a pesquisa do Simei. Por ser uma parcela fundamental do país, hoje em dia, quem é MEI pode fazer financiamento de imóvel. Mas, o que muda em relação a outras pessoas jurídicas é o valor do crédito oferecido pelos bancos. Afinal, quem está dentro dessa categoria só pode faturar até R$ 81 mil por ano.
Como solicitar o financiamento sendo MEI?
Microempreendedores individuais conseguem financiar um imóvel após passarem pelas análises de crédito realizadas pelas instituições financeiras. Inclusive, é por meio disso que o banco checa se determinada empresa está com o CNPJ e também com o CPF aptos para terem acesso ao financiamento.
O que irá mudar, nesse caso, são os documentos solicitados para comprovar a renda. Por mais que alguns deles sejam os mesmos entre boa parte dos bancos, devemos deixar claro que os documentos irão variar de acordo com a instituição. Sendo assim, é importante confirmar com a empresa que pretende solicitar o financiamento.
Vale lembrar que cada banco é livre para aprovar o crédito ou não, decidindo também a metodologia aplicada para avaliar a solicitação dos MEIs. Mas, uma das formas mais comuns é o extrato bancário com o histórico dos últimos meses. Outra madeira é com alguma declaração de Imposto de Renda, como a Declaração Anual do Simples Nacional para Microempreendedores Individuais ou Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos), uma nota emitia por contadores profissionais.
Passo a passo para financiar um imóvel
Para solicitar o financiamento de imóvel para MEI, é necessário seguir um passo a passo. Sendo assim, confira abaixo:
Escolha do imóvel
O primeiro passo é analisar o local que pretende adquirir, pois o valor da casa ou apartamento é fundamental para realizar as simulações e entender qual será o valor financiamento. Além disso, o MEI precisa obter algumas garantias de que o imóvel realmente pode ser negociado, visto que algumas opções oferecidas podem não atender todas as condições necessárias.
Etapa de análise
Depois de simular o valor do financiamento em diferentes instituições financeiras, considerando a antecipação de valor das parcelas, dos prazos e dos juros, o próximo passo é a análise de crédito com o banco. Afinal, como falamos, é aqui que ele irá confirmar o potencial de pagamento e a condição atual do CPF e CNPJ da empresa. Além disso, aqui alguns MEIs precisam apresentar o saldo FGTS, além de outras documentações que variam de banco para banco. Em seguida, o banco realiza a análise do imóvel, observando a documentação do local e do proprietário atual.
Processo simplificado
Por fim, o contrato é assinado e registrado em cartório, desde que todas as outras etapas que citamos estejam aprovadas pela instituição financeira. Depois do registro no Cartório de Registro de Imóveis, as chaves são entregues ao novo proprietário, que enfim, pode dar início a essa nova fase.
Então, agora que você sabe como financiar um imóvel sendo MEI, já pode reunir os documentos e iniciar suas pesquisas, a fim de encontrar o banco que mais atende às suas demandas e orçamento. Como falamos, o processo é o mesmo que de uma pessoa física, mas a diferença está em como a comprovação de renda deve ser feita.