As almofadas são detalhes da decoração que fazem toda a diferença no ambiente, oferecendo um visual diferente, além de conforto e aconchego à sala. Com os mais diferentes tamanhos, formatos, cores e estampas, elas podem ser o toque que faltava para deixar sua nova casa ainda mais bonita e interessante. Afinal, sabemos que depois de comprar uma casa ou apartamento com a imobiliária, a parte da decoração pode ser bastante cansativa, mas com alguns detalhes, tudo muda.
Portanto, se você quer incluir almofadas em seu sofá, mas não quer errar na compra, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja nossas dicas para escolher as almofadas ideais para seu sofá da casa nova.
Como escolher as almofadas do sofá?
É importante deixar claro que escolher as almofadas do sofá não precisa ser um bicho de sete cabeças muito pelo contrário. Contudo, é importante que você analise alguns pontos, como por exemplo, qual será a função desses elementos no ambiente. Ou seja, você quer trazer mais conforto? Dar um toque de cor e personalidade? Com essas informações em mãos você já conseguirá escolher melhor. Sendo assim, confira abaixo nossas dicas para te ajudar:
Observe o tamanho
O primeiro passo para escolher suas almofadas é considerar como será a proporção com o ambiente. Afinal, por mais que almofadas grandes sejam mais confortáveis e chamativas, elas não combinam com todas as salas. Sendo assim, o tamanho dos itens precisa estar adequado ao encosto do sofá. Ou seja, se você tem um móvel maior, com encosto mais alto, as almofadas maiores serão excelentes e podem ser usadas de forma mais livre. Mas se o sofá for menor, elas também devem seguir essa linha.
Considere a quantidade de almofadas
Outro ponto importante é o número de almofadas, pois o excesso pode carregar o ambiente e passar sensação de bagunça, especialmente se a sala já contar com outros elementos decorativos. Sendo assim, caso queira investir em quantidades maiores, o ideal é comprar tamanhos médios e pequenos. Mas, caso queira almofadas maiores, fique atento para que a quantidade não ultrapasse a metade do sofá. Assim, você garante maior harmonia e leveza.
Cores e estampas
As cores e estampas das almofadas impactam diretamente o visual da sala, sendo importante considerar os móveis e outros objetos decorativos inclusos no ambiente, e principalmente observar a cor do sofá. Para estofados com tons mais vibrantes, como amarelo ou vermelho, é interessante utilizar almofadas neutras ou até mesmo apostar na técnica de tom sobre tom.
Agora, se o sofá for neutro e a sala também seguir essa linha, tanto almofadas claras e neutras quanto coloridas e vibrantes irão combinar com o ambiente.
Tecido
Você irá encontrar almofadas com os mais diferentes tipos de tecidos no mercado, como couro, algodão, linho, veludo, entre outros. Portanto, independente de qual escolher, com certeza irá provocar um efeito no ambiente, visto que esses objetos trazem texturas ao cômodo.
A boa notícia é que não existem muitas regras ao escolher o tecido, sendo que você pode fazer um mix ou escolher todas com o mesmo tecido.
Formato
Também existem muitos formatos de almofadas para incluir em sua nova sala, desde as mais clássicas e tradicionais, até as mais inusitadas e estilosas. Aqui, você deve considerar seu gosto pessoal e também como será a adaptação da almofada no ambiente. Por exemplo, um formato diferenciado e moderno pode não combinar tão bem com uma decoração clássica.
Estilo de decoração
Além de todos os itens que citamos, um dos mais importantes é que você escolha todos os detalhes da almofada baseado no estilo de decoração do ambiente. Isso porque, é ele quem irá guiar toda a harmonia do ambiente e sofisticação, sendo necessário ficar atento para evitar misturar muitos estilos diferentes e passar sensação de bagunça. Por exemplo, em uma decoração rústica, almofadas em tons neutros, em linho e com formato quadrado ou retangular é uma ótima pedida.
Tenha limites
Por fim, mas não menos importante, evite colocar almofadas em excesso no ambiente, pois como falamos isso pode passar sensação de desorganização, além de afetar o conforto dos usuários. Sendo assim, é importante ter um limite, optando por um número suficiente para decorar o espaço, sem prejudicar sua praticidade.
Então, agora que você sabe como escolher as almofadas para seu sofá da casa nova, já pode colocar em prática nossas dicas. Lembre-se de considerar qual será a função dos elementos no ambiente, pois dependendo do caso, alguns formatos e tecidos serão mais indicados do que outros. Por exemplo, se quiser mais aconchego, é importante que a almofada seja grande e com toque macio, enquanto para um objetivo mais estético, ela pode ser mais firme e menor.
Além disso, não se esqueça de considerar o estilo de decoração do ambiente, pois assim você garante mais harmonia, sofisticação e beleza em seu dia a dia.