Se você está na fase de venda ou compra de imóveis e deseja saber se precisa de um corretor de imóveis, leia o artigo abaixo.
Antes de iniciar a contratação, certifique-se de que ele atende às suas necessidades e ao do imóvel que está em jogo.
Motivos para contratar um corretor de imóveis
1. Experiência
Não é à toa que a experiência do corretor de imóveis vem em primeiro lugar na lista. Algumas tarefas simplesmente não podem ser concluídas sem conhecimento do mercado, regulamentações legais ou conhecimento básico de marketing.
O corretor será responsável pela segurança da transação, pela velocidade e processo da venda ou pelo plano geral de marketing.
Portanto, se desejar comprar um apartamento em Recife por exemplo, o ideal é procurar um corretor que seja especialista na região, a fim da escolha ser bem sucedida.
Por isso, escolha corretores confiáveis, recomendados por seus amigos ou que possam se orgulhar de uma experiência positiva.
2. Segurança da transação
O corretor de imóveis é responsável pela segurança da transação. Suas responsabilidades incluem verificar a situação jurídica dos imóveis. Em caso de problemas com imóveis, ele deve ter o conhecimento para ajudar seu cliente a torná-lo adequado para a venda ou compra.
Independentemente de qual parte ele representa na transação, ele deve se comportar de forma ética e não deve ocultar fatos relativos a toda a transação. É por isso que é tão importante que essa pessoa tenha avaliações positivas.
3. Plano de marketing
Um corretor imobiliário profissional poderá desenvolver uma estratégia de promoção do seu imóvel, seja ele uma casa ou um apartamento à venda o que facilitará uma concretização rápida e rentável da transação. Ele não se limitará a fotografias “aleatórias” e postá-las em vários portais e esperar pelo comprador “até que ele se encontre”.
4. Suas expectativas e preço de venda real
Acontece que o momento de determinar o valor real do seu imóvel é o menos agradável de todo o processo. Isso ocorre porque o proprietário do imóvel geralmente define o preço de venda com base em seus desejos.
Na maioria das vezes, ele associa memórias felizes a bens imóveis, como crescer (paternidade) ou criar filhos. Bom negócio para seus vizinhos. Por vezes também é influenciada por renovações realizadas há 20 anos, como o revestimento das paredes, que foi o auge do “luxo” na época.
O preço baseado na opinião é significativamente superfaturado em comparação com os preços de mercado, o que, por sua vez, dificulta a venda do imóvel. Quanto mais tempo uma oferta está no mercado, mais ela perde seu valor, o que acaba afetando negativamente o preço final.
O corretor tem conhecimento suficiente do mercado local e pode ajustar o preço do imóvel.
5. Condição da propriedade
O corretor de imóveis deve avaliar sua propriedade para fins de marketing durante a inspeção inicial. Ela avaliará se está devidamente preparada, se basta reorganizar vários objetos ou se é necessário remover coisas desnecessárias.
Qualquer imóvel à venda deve ser devidamente preparado, atraente e procurado aos olhos de potenciais clientes. Assim, o corretor deve estar apto a avaliar se o seu imóvel requer preparação, que consiste em realizar determinados procedimentos a um custo mínimo.
Isso deve aumentar o valor da propriedade. Portanto, algumas atividades podem exigir custos adicionais (por exemplo, pequenos reparos, pintura).
6. Descrição efetiva
Uma boa descrição aumentará o interesse em sua propriedade. Essa descrição deve conter as informações mais importantes: específicas, confiáveis e estimulantes.
Descrições muito escassas não geram interesse, e descrições falsas assustam um comprador em potencial. O principal é que desperte a imaginação dos potenciais compradores. Ao escolher um corretor de imóveis, preste atenção em como ele escreve seus anúncios.
7. Banners, folhetos
Fotografias, panfletos e descrições pré-preparadas também são utilizadas na publicidade clássica, ou seja, em materiais impressos que se destinam a promover o imóvel à venda.
Esse tipo de conteúdo é normalmente distribuído como aplicativo gratuito em eventos, feiras imobiliárias, reuniões, shows, bem como para a comunidade local e em painéis de publicidade.
8. Promoção em portais
A publicidade na Internet é uma forma muito popular e importante de promoção imobiliária, por isso o corretor deve atualizar constantemente a oferta. Trabalhe com os maiores portais da Internet e seja capaz de posicioná-lo de forma favorável para torná-lo mais popular.
Em conclusão
Ao decidir vender um imóvel, pense no que é importante para você:
Rápido? É lucrativo? Com segurança? Ou talvez você simplesmente não tenha tempo e deixe um profissional fazer isso?
Ao escolher um corretor de imóveis, você pode atingir seus objetivos. Porém, lembre-se que existem muitos imóveis no mercado e para vendê-los é preciso se destacar dos demais.
Aprenda com estatísticas e feedback de clientes / outros agentes em potencial. Lembre-se de que quanto mais tempo uma oferta está no mercado, mais rápido ela perde seu valor.
Ao contratar o corretor certo, você pode vender sua propriedade por um preço atraente, pagar uma taxa e, no final das contas, obter mais valor do que se estivesse vendendo você mesmo.
NewVille. Imobiliária em Recife.