Manter a limpeza de uma residência, escritório ou grandes espaços como pátio de indústrias, nem sempre depende somente de água e produtos de limpeza. Para eliminar a sujeira e até mesmo alguns germes e bactérias, existem técnicas de limpeza diferentes.
Em específico, no assunto de hoje falaremos da limpeza a seco, esclarecendo sobre o que é e quando ela é mais indicada. Contribuindo para a correta higienização dos móveis e espaços e consequentemente para a saúde das pessoas que circulam pelo ambiente.
Além disso, como o próprio nome já diz, a lavagem seca substitui o gasto excessivo de água e solventes químicos abrasivos ou não. No entanto, os produtos usados são desenvolvidos especialmente para esse fim, o que garante maior segurança para quem realiza o serviço e ainda garante a integridade dos móveis e espaços higienizados. Fique por dentro desse assunto lendo nosso artigo até o fim.
Como funciona a limpeza a seco
Para realizar esse tipo de limpeza, é necessário saber o que pode ou não passar por ela. Uma das principais técnicas do mundo é a limpeza de estofados. No Brasil, a fama cresceu ainda mais durante a pandemia devido aos riscos de vírus e bactérias que os sofás e as camas podem acumular.
Apesar de ser uma técnica que necessita de produtos e equipamentos específicos, a contratação de serviços ao contrário do que muitos pensam não é cara, sendo economicamente viável. Além disso, de modo geral é uma modalidade de lavagem que usa solvente ao invés de água.
As etapas consistem em aplicar o fluido, e se necessário esfregar algumas poucas vezes, logo após esse produto é removido por sucção. Assim, não há a necessidade de que o estofado seque no sol, e nesse mesmo processo de remoção do fluido é onde acontece a remoção de toda a sujeira sem danificar o tecido do estofado.
Portanto é um procedimento rápido que não impede o uso normal do sofá ou da peça higienizada após um pequeno intervalo da limpeza.
Quais os tipos de tecidos não são indicados para limpeza a seco?
A lavagem a seco permite ser realizada em todos os tipos de tecidos, mas há uma exceção que deve ser respeitada. Sendo assim, os tecidos que possuem sisal ou algum tipo de palha em sua composição não podem passar por esse tipo de limpeza.
Para sofás, tapetes e carpetes esse tipo de limpeza é o mais recomendado e não conta com contra indicações do tipo de tecido. Além disso, muitas pessoas pensam que sofás revestidos de couro podem estragar, mas é mito!
Quando esse tipo de limpeza é indicado?
Geralmente essa limpeza não é necessária corriqueiramente com a que fazemos no piso com o rodo mágico. Sendo assim, ela é indicada para estofados que possuem um grande fluxo de pessoas ou camas com grande circulação de pessoas, como hóteis.
Além de também ser indicada quando algum fluido de alimento cai sob a superfície do estofado, pois detalhes como estes favorecem a proliferação de bactérias e até mesmo vírus. Sendo assim, para manter a integridade do estofado e preservar a saúde de todos que utilizam o móvel é importante realizar esse tipo de limpeza a seco.
Os casos mais comuns são quando os estofados e colchões escurecem com o acúmulo de sujeiras e poeira. Devido os materiais de limpeza dessa opção a seco serem excelentes, ela consegue devolver o padrão de higiene de fábrica e deixa o tecido como novo.
Exige mão de obra profissional?
Sim, principalmente quando estamos tratando de estofados revestidos de couro, pois a grande variedade de materiais de limpeza a seco promete até mesmo cuidar e preservar. No entanto, a escolha errada pode danificar ou manchar o tecido.
Mas isso não é um problema, pois muitas empresas possuem profissionais qualificados que realizam esse tipo de limpeza com qualidade e preço acessível. Apesar de na maioria das vezes esses solventes não terem odor, o resultado deixa um perfume delicioso e duradouro no estofado.
Principais lugares para limpeza a seco
Com certeza você já está sabendo que essa lavagem é perfeita para sofás e até mesmo colchões, mas essa é somente duas das várias aplicações da limpeza a seco. O principal motivo de sua alta demanda em colchões é devido ao seu potencial de remoção de ácaro, e para estofados nem precisamos mais comentar, não mesmo?
Sendo assim, a limpeza a seco é indicada também para:
- Pelúcias;
- Poltronas;
- Carpetes;
- Tapetes;
- Bancos de carro;
- Cadeiras de escritório estofadas;
Conclusão
A limpeza a seco vem revolucionando o mercado e entrando em todas as casas e empresas oferecendo o novo de novo nos estofados em pouco tempo. Por isso, no momento de tentar fazer, não cogite contratar uma equipe de especialistas no assunto.
Sendo assim você terá mais segurança e a certeza que eles sim possuem o material específico e produtos necessários para realizar a limpeza com profissionalismo. Se você gostou do nosso conteúdo, acompanhe o site e fique por dentro de muito mais!
NewVille. Imobiliária em Recife.