Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é hora de começar a pensar na decoração e detalhes dos ambientes. Nesse sentido, as plantas são elementos que trazem vida, aconchego e beleza aos espaços. No entanto, nem todo mundo tem tempo para cuidar e com isso deixam de incluir esses elementos únicos na decoração.
Contudo, uma solução que vem se tornando tendência são as plantas artificiais, que podem imitar qualquer espécie e com uma grande variedade de cores e texturas. Mas, justamente por essa diversidade, é comum ficar perdido na hora de escolher os elementos para decorar seus cômodos. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para te ajudar a usar plantas artificiais em sua decoração. Vamos lá?
1. Escolha plantas proporcionais
O primeiro passo é considerar o tamanho do ambiente, evitando comprar plantas grandes demais e que ocupe muito espaço na decoração, principalmente quando falamos de ambientes menores. É importante que elas sejam proporcionais ao cômodo. Sendo assim, somente se tiver uma sala ampla e com pé direito alto é que você deve apostar em uma planta mais alta. Com isso, ela não interfere na circulação e não deixa o ambiente com sensação de estar apertado.
2. Priorize a qualidade do material
O material utilizado nas plantas artificiais é primordial para garantir a qualidade estética dos arranjos. Os mais usados são tecidos, plástico, EVA e silicone, sendo que esse último é bastante vantajoso, pois além de criar uma aparência mais realista, também é fácil de limpar. Além disso, atente-se ao comprar plantas com caule, optando pelos modelos de arame para conseguir dobrá-los e adequá-los ao ambiente com diferentes formatos.
3. Considere a espécie
Uma boa dica é escolher uma planta artificial adequada para o local em que será colocada, como se fosse realista. Ou seja, se o ambiente for pouco iluminado, compre uma espécie que exija justamente esse tipo de ambiente. Dessa forma, seu arranjo irá parecer ainda mais natural e realista.
4. Observe o vaso
Não podemos deixar de lembrar ainda que o vaso também faz parte da composição e influencia diretamente na decoração. Portanto, escolha aquele que mais combina com o estilo do ambiente. Por exemplo, em um ambiente rústico, um vaso feito de madeira ou vime será excelente. Já em uma decoração luxuosa, aposte nos vasos espelhados.
Além disso, tenha em mente que o vaso precisa ser proporcional à planta. Nesse sentido, se quiser usar uma palmeira azul, por exemplo, o vaso precisa ter o tamanho adequado para suportar essa planta artificial mais alta.
5. Inclua elementos naturais
Outra dica interessante para deixar o ambiente ainda mais bonito é utilizar elementos naturais na decoração. Por mais que não precise colocar terra em todo o vaso, incluir algumas pedras e cascalhos ajuda a dar um toque mais realista aos ambientes.
6. Procure por réplicas de qualidade
É importante lembrar que existem infinitos modelos de plantas artificiais disponíveis no mercado, garantindo que o consumidor encontre réplicas idênticas às espécies verdadeiras. Sendo assim, quando for até à loja, nossa dica é avaliar os detalhes, a fim de garantir que a réplica será realmente de qualidade. Inclusive, levar uma amostra da planta desejada é uma opção interessante.
Afinal, quanto maior for a semelhança de tamanhos, cores e texturas, maior é a chance de manter a decoração com uma aparência natural. Além disso, observe o acabamento das pétalas, caules e folhas, visto que não deve ser grosseiro ou apresentar pedaços soltos.
7. Considere cada ambiente
Com tantas opções disponíveis no mercado, é necessário ter atenção na hora de escolher os modelos, sendo importante considerar o estilo decorativo de cada ambiente. Confira abaixo algumas dicas para cada cômodo da casa:
- Sala: Inclua plantas artificiais de grande porte em vasos dispostos no chão, principalmente ao lado de sofás, nos cantos das paredes ou perto do hall de entrada. Folhagens maiores são as mais recomendadas, visto que a sala costuma ser mais espaçosa;
- Quartos: Ter um pouco de verde no quarto ajuda a trazer sensação de aconchego no dia a dia. Sendo assim, crie buquês decorativos com suas plantas favoritas para serem colocados sobre o criado-mudo, penteadeira, nicho ou prateleira.
- Cozinhas: Aqui você pode aproveitar para incluir réplicas que imitam ervas e temperos, mantendo as plantas dentro de xícaras, potinhos e vasinhos para distribuí-los sobre a mesa, bancada ou peitoril da janela.
- Banheiros: inclua flores coloridas e folhagens bem verdes para trazer sensação de frescor, colocadas sobre uma bandeja de alumínio ou inox. Além disso, misture com velas aromáticas, essências ou produtos de higiene.
Então, agora que você sabe como usar plantas artificiais em sua decoração, já pode colocar em prática nossas dicas e escolher qual mais atende suas necessidades, preferências e se encaixa nas características do cômodo. Lembre-se ainda de priorizar a qualidade do material, pois caso contrário, podem prejudicar o aspecto visual dos ambientes.
NewVille. Imobiliária em Recife.