Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é hora de começar a planejar a decoração. Esse com certeza é o momento mais esperado pelos moradores, pois é onde o sonho começa a se tornar realidade.
Os quartos são os cômodos mais íntimos de uma casa ou apartamento em Recife, sendo necessário escolher tudo com muito cuidado para garantir aconchego, conforto e identificação com a decoração. Nesse sentido, a mesa de cabeceira é um item indispensável, que agrega em muitos pontos, sendo um elemento funcional, bonito e, na maioria dos casos, acessível.
Contudo, sabemos que não é fácil escolher o modelo ideal, visto que existem infinitas opções disponíveis no mercado. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas para escolher a mesa de cabeceira de seu novo quarto. Vamos lá?
1. Saiba qual o tamanho ideal
O primeiro passo é tirar as medidas de todo o cômodo, incluindo já os móveis como cama, armário, cômoda, etc. Dessa forma, você saberá qual o tamanho da mesa ideal para se encaixar em seu quarto. É importante deixar claro que a altura ideal é de 55 cm, mas também irá depender do colchão, que deve estar alinhada ou até 10 cm abaixo. Com isso, é possível evitar acidentes ao se levantar, por exemplo. Além disso, tenha em mente que o móvel nunca deve ser maior do que a cama, além de permitir circulação.
2. Entenda a finalidade da peça
A mesa de cabeceira é um móvel importante no quarto, visto que é aqui que você pode guardar os livros, celular, óculos, joias, além de deixar um copo d’água antes de dormir. Além disso, existem modelos com gavetas e nichos, permitindo armazenar outros pertences e tornando-se um móvel bastante funcional. Sendo assim, para escolher a peça ideal, você deve entender qual será a principal função do móvel. Inclusive, ela pode ser o grande destaque, caso o ambiente seja neutro e a mesa de cabeceira tenha cores mais vibrantes e contrastantes.
3. Cor
A cor do móvel é algo que influencia bastante na hora de escolher a peça ideal, sendo necessário avaliar todo o cômodo antes de tomar a decisão. A boa notícia é que existem mesas de cabeceira das mais diferentes cores, garantindo que você consiga encontrar a que mais te agrada. Sendo assim, é possível escolher o que já segue o padrão das paredes e outros móveis ou ainda uma cor completamente oposta, criando, portanto, um contraste na decoração.
4. Design
O design da mesa de cabeceira está diretamente ligado ao estilo decorativo do ambiente. Para quem gosta de uma decoração mais clássica, a mesa com formato padrão, geralmente quadrada e na altura do colchão, é a opção ideal. Mas, para aqueles que preferem um estilo mais moderno, o ideal é optar por mesas com linhas retas e sem muitos elementos decorativos, entalhes ou gravuras. Por fim, para uma decoração vintage, uma boa dica é optar por uma mesa de cabeceira retrô, com os famosos pés palitos.
5. Material
Outro ponto importante é o material da mesa de cabeceira. Existem infinitos tipos, como madeira, metal, MDF, entre muitos outros disponíveis no mercado. Aqui, você deve escolher também de acordo com o estilo de decoração do ambiente. O famoso metalon é um elemento muito comum em decorações industriais, combinando muito bem com a madeira, por exemplo. Além disso, caixotes de feira também podem ser transformados em mesinhas de cabeceira simples, mas muito charmosas.
6. Modelos iguais ou diferentes?
Em quarto de casal é comum surgir a dúvida se as mesas devem ser iguais ou diferentes. Não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois isso irá depender do estilo da decoração e gosto dos moradores. Para quem gosta do clássico, conservador e sóbrio, o recomendado é apostar nos modelos iguais. Já para quartos mais modernos, modelos diferentes, mas que sigam a mesma linha, são ótimos para trazer personalidade e estilo ao ambiente.
7. Decore do seu jeito
Por fim, é possível incrementar um pouco mais sua mesinha de cabeceira, decorando-a do jeito que mais lhe agradar. Por mais que o design por si só já seja uma decoração, incluir abajures, luminárias de mesa, porta-retratos, livros, vasos de plantas e pequenas esculturas são excelentes. Além disso, sua caneca favorita com um chá ou água também ajuda a deixar o espaço mais aconchegante e personalizado.
Então, agora que você sabe como escolher a mesa de cabeceira de seu novo quarto, já pode colocar em prática nossas dicas e sair às compras. Lembre-se de ter um bom planejamento, assim como analisar toda a decoração do ambiente. Dessa forma, será muito mais fácil escolher um modelo que atenda suas necessidades, demandas e preferências pessoais. Além disso, ainda é possível contratar um designer de interiores ou arquiteto para criar um projeto totalmente personalizado, garantindo ainda mais estilo e funcionalidade.
NewVille. Imobiliária em Recife.