Disponibilizar um imóvel junto à imobiliária para locação ou venda é uma ótima maneira de gerar renda extra ou levantar um dinheiro necessário. No entanto, muitos acreditam que o processo leva tempo. Mas, isso acontece por diversos fatores, sendo que existem algumas pequenas atitudes que podem fazer com que o imóvel seja alugado ou vendido em pouco tempo. Várias melhorias podem ser feitas pelo proprietário da casa ou apartamento e isso não exige somente reformas, pois uma documentação em dia já tem grande valor no mercado.
Portanto, se você quer valorizar seu imóvel, continue acompanhando o post de hoje e veja 10 dicas.
1. Documentação em dia
Esse é um dos principais fatores que impactam na venda ou locação de um imóvel. Afinal, a negociação será pouco atrativa, caso o comprador tenha que gastar ainda mais para regularizar a propriedade. Além disso, uma casa ou apartamento com toda a documentação correta agiliza todo o processo, fazendo com que você receba o valor combinado antes do esperado. Dúvidas quanto a documentação do seu imóvel? Solicite uma revisão dos documentos junto a um advogado online ou se há questões relacionadas a contratos, um advogado imobiliário poderá lhe auxiliar.
2. Limpeza geral
Esteja o imóvel à venda ou para locação, é primordial fazer uma limpeza geral. Isso porque, na hora que apresentar a propriedade aos interessados, a impressão será melhor do que se a casa estiver toda suja. Por mais que os possíveis compradores saibam que poderão limpar o imóvel, é difícil que isso não afete sua visão em relação à casa ou apartamento.
3. Mantenha todas as contas pagas
Outro ponto importante é que as contas devem estar quitadas antes de fechar a venda. O IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) é um imposto sobre casas, apartamentos em Recife e construções em geral e manter o pagamento em dia valoriza o imóvel, visto que nenhum comprador deseja assumir dívidas do antigo proprietário. Atente-se também para outras contas, como luz, água, internet e telefone, se for o caso e garanta que todas estejam quitadas.
4. Manutenção preventiva
Contrate um prestador de serviços para fazer uma vistoria geral, checando o estado de conservação do imóvel, as instalações elétricas, encanamento e infraestrutura geral. Além disso, a área externa também deve ser limpa, sem nenhum lixo, muro pichado, rachadura ou jardim descuidado. Tudo isso impacta na primeira impressão do imóvel e, consequentemente, na vontade de os interessados morarem no local ou não.
5. Melhore a fachada
É impossível que os possíveis compradores não julguem “o livro pela capa” nesse caso. Afinal, muro quebrado, pichado ou que parece inseguro causa afastamento. Sendo assim, faça melhorias e mantenha a fachada pintada e bonita. Isso não significa que você precisa realizar grandes reformas, pois dependendo do caso, apenas uma boa pintura já será suficiente.
6. Analise as instalações elétricas e hidráulicas
Como falamos, as instalações elétricas e hidráulicas precisam ser checadas durante a vistoria. Isso porque, elas podem ser um verdadeiro problema, caso estejam desgastadas, causando dores de cabeça desnecessárias e fazendo com que os interessados desistam da compra. Além disso, afetam a segurança de todos. Sendo assim, tenha em mente que investir em um bom projeto elétrico irá valorizar o imóvel, tanto em facilidades para os novos moradores quanto na segurança.
7. Pinte as paredes
O recomendado é pintar os ambientes com cores claras e neutras, pois isso faz com que os ambientes fiquem mais iluminados e com sensação de amplitude. Além disso, se escolher uma cor mais chamativa, o comprador pode não se interessar e acabar desistindo de seu imóvel, visto que terá que pintar da cor desejada antes de se mudar.
8. Invista em móveis planejados
Os móveis planejados são excelentes para fazer com que o imóvel se torne mais bonito e prático no dia a dia. Contudo, se quer investir nesses itens, é importante optar por um estilo mais clean, com linhas retas e cores neutras. Dessa forma, as chances de agradar os compradores aumentam significativamente em vez de móveis muito personalizados.
9. Saiba sobre a região em que o imóvel está localizado
Uma boa localização é um dos principais fatores considerados pelos compradores. Portanto, saber sobre a região em que a casa ou apartamento está localizado é primordial. Procure ter conhecimento sobre mercados, shoppings e parques próximos, além de acesso a transportes públicos.
10. Troque ou restaure o piso
Assim como a pintura, os pisos também devem estar em ótimo estado de conservação, visto que impactam diretamente na estética do imóvel. Além disso, se precisarem trocar o revestimento, os compradores podem perder o interesse na propriedade. Sendo assim, substitua os pisos quebrados e, se forem de madeira, pague por uma restauração.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que seu imóvel será muito mais valorizado. Com isso, a venda ou locação irá acontecer de forma rápida e simples, afinal, tudo estará em dia, como documentação, contas pagas e sem a necessidade de reformas. Lembre-se que todas as melhorias devem ser vistas como um investimento.
NewVille. Imobiliária em Recife.